@rquitectur@ do futuro

@rquitectur@  do futuro

vida de um estudantes de arquitectura

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Um exemplo de unidade Pediátrica

Unidade Pediátrica no mundo da fantasia


Trata-se de uma unidade hospitalar pensada da modo a proporcionar um ambiente mais acolhedor as crianças que estão internadas no hospital de Kinderstad, Holanda. A intenção é criar uma atmosfera relaxante e distante dos hospitais tradicionais, no qual as crinças possas receber tratamentos e, dentro do possível, fazer as suas actividades normais e esquecer que estão doentes. Esta pequena diferença pode ser decisiva para a recuperação das crianças.
A atmosfera é serena e repousante e a sensação de clausura que frequentemente é sentida nos espaços hospitalares está ausente devido aos amplos envidraçados. Como num quadro deVermeer, a luz e o céu entram e são reflectidos pelos painéis de vidro e pelo titânio da estrutura.
Também o espaço está organizado de uma forma invulgar, como uma verdadeira cidade para crianças com casas, ruas e candeeiros. A grande escadaria central que liga os dois níveis é, na verdade, um teatro; várias "caixas", revestidas com motivos naturais (troncos de árvores, gotas de água, rochas, musgo, etc.) são afinal locais de brincadeira com o cockpit de um avião, um mini-campo de futebol, um estúdio de rádio/televisão, vídeos e jogos de computador, entre outros.
Um ambiente capaz de transportar a imaginação das crianças para o mundo da fantasia.








Sem comentários: